O que é VoIP?

VOIP significa Voice Over IP (ou simplesmente Voz sobre IP). Tecnologia que possibilita transmissão de voz sobre o protocolo IP, que é o mecanísmo de envio de informações através da Internet.

A Telefonia IP é uma das formas de aplicação do VOIP.

Através deste, pode-se reduzir drasticamente os custos de telefonia tanto de uso residencial como comercial.

 


VoIP sem computador

 

Outra forma de utilização da telefonia VoIP é via ATAs (Analog Terminal Adapters) ou Gateways VoIP (geralmente com mais recursos que um ATA). Os ATAs e GWs são aparelhos que podem ser conectados diretamente a um acesso banda larga (ADSL, Cabo, etc.) e a um aparelho telefônico comum ou a um PABX em posições de troncos(FXS) ou ramais(FXO). Com o serviço habilitado, é possível ter um telefone em qualquer lugar do mundo funcionando 24 horas por dia, sem necessidade de computador e fones de ouvido. Essa solução traz geralmente reduções nas tarifas de longa-distância e no caso corporativo a interconexão de filiais com menor custo.
 

Como funciona o VoIP

De maneira sucinta será explicado como isto acontece:

1. O usuário retira o telefone IP do gancho;
2. Nesse momento emite um sinal para a aplicação sinalizadora do roteador de “telefone fora do gancho”;
3. A parte de aplicação emite um sinal de discagem;
4. O usuário digita o número de destino;
5. Esses dígitos são acumulados e armazenados pela aplicação da sessão;
6. Os gateways comparam os dígitos acumulados com os números programados, quando há uma coincidência, ele mapeia o endereço discado com o IP do gateway de destino;
7. A aplicação de sessão roda o protocolo de sessão sobre o IP, para estabelecer um canal de transmissão e recepção para cada direção através da rede IP. Se a ligação estiver sendo realizada por um PABX, o gateway troca a sinalização analógica digital com o PABX, informando o estado da ligação;
8. Se o número de destino atender a ligação, é estabelecido um fluxo RTP sobre UDP entre o gateway de origem e destino;
9. Quando qualquer das extremidades da chamada desligar, a sessão é encerrada;
10. Aí então as extremidades se tornam disponíveis.

 

 

Vantagens do VoIP


Algumas das vantagens de se implantar o VoIP estão na relação custo/benefício: reduzir significativamente o custo com telefonia, efetuar chamadas de longas distâncias a custos locais, integrar telefonias móveis com telefonias fixas, são apenas algumas vantagens encontradas nesta tecnologia. Outra vantagem é não ter de criar uma outra estrutura para apenas o tráfego de voz, podendo assim aproveitar a estrutura já existente na empresa. Devido a isto o retorno do investimento é mais rápido.


Conclusão

O uso do VoIP não é novo, existem grandes empresas que já vêm fazendo uso desse serviço há muitos anos. Mas somente agora com mais maturidade e se tornando mais acessível às médias e pequenas empresas, estão consolidando o uso da tecnologia VoIP. A grande maioria das empresas que implantam a tecnologia de Voz sobre IP alcançam a principal vantagem, que é a redução com o custo de telefonia. Muitas vezes chegando em até  70% de economia. Mas existe resistência dos usuários que  temem pelo novo, e das operadoras de telefonias que temem pela abertura de um novo mercado. O que constatamos hoje, é que o VoIP,  esta sendo  uma realidade e a cada dia ganha mais espaço nos ambientes de grandes e pequenas corporações. Com isso a tendência é que a grande maioria destas, migrem para esse novo paradigma de comunicação de voz, sobre o protocolo IP.